R em 1 semana – Parte 4 de 7

Aula 4 da série onde lidamos com FUNÇÕES do R base e ainda criação de nossas próprias funções. Temos 1 desafio para você nesta aula!

Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Funções

Funções nada mais são do que blocos de código “encapsulados” onde você armazena uma lista de instruções e posteriormente, utilizando o nome da função em seu código, você a chama para execução inserindo alguns parâmetros se necessário.

Temos as funções “R base”, ou seja, aquelas que já são carregadas de forma nativa junto ao R como a função “mean()” que calcula a média, por exemplo, entre outras diversas:

6.1 Funções R base

# FUNÇÕES R BASE
x = c(1,2,3,4,5,6,7,8,9,10)
sd(x) #desvio padrão
mean(x) #média
head(iris) #primeiras linhas dataframe
tail(iris) #ultimas linhas dataframe
file.choose() #abre pasta para caminho de arquivos

Ou ainda, caso seja de seu interesse(e será…), você pode(e deve) criar suas próprias funções:

6.2 Criando funções

raizquadrada = function(x) {
  return(x*x)
}
raizquadrada(4) #retorna 16

MÃO NA MASSA!

Desafio: criar uma função que nos peça 1 número e a seguir nos pergunte qual a porcentagem gostaríamos de saber deste número, facilitando cálculo de porcentagens como descontos/acréscimos.

porcentagem <- function(num, por) {
  num <- as.integer(readline(prompt="Digite o número para cálculo: "))
  por <- as.integer(readline(prompt="Agora digite a porcentagem que gostaria de descobrir deste número: "))
  return(num * por/100)
}

porcentagem()

O que foi feito?

Criamos uma função chamada “porcentagem”. Nela inserimos 2 parâmetros para funcionamento: “num”, que se refere ao número alvo, e “por”, referente a porcentagem a ser calculada. Desta forma utilizamos o “readline()” para pedir os números ao usuário e ao término lhe entregar o calculo de sua porcentagem. Por fim, apenas executamos a função e ela começa a interagir com o usuário.

O que ainda pode ser feito?
(sua parte)

Gostariamos que você se desenvolvesse ao melhorar este código. para tal, faça o seguinte: retorne ao usuário um texto do tipo: “X% do número Y é Z”. Pensando no usuário, nosso código retorna apenas números e torna o processo todo bastante chato/monótono. Que tal retornarmos um texto? sua vez!

Receba em seu email o acesso as aulas e materiais

Vá além:

R em 1 semana – Parte 6 de 7

Dataviz Dataviz, ou Data Visualization, são técnicas que utilizamos para visualizar dados através de gráficos. Desta forma podemos trabalhar a intuição sobre os dados e